Uma pesquisa do Datafolha divulgada na quarta-feira (10) mostra que 50% da população é favorável à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de reclusão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Do outro lado, 43% dos entrevistados se dizem contrários à detenção.
O levantamento foi realizado na segunda (8) e na terça-feira (9), durante o julgamento, e ouviu 2.005 eleitores em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A percepção da sociedade oscilou nos últimos meses. Em abril, quando a pergunta foi feita pela primeira vez, 52% apoiavam a prisão e 42% rejeitavam a medida. Já em julho, os números indicaram equilíbrio: 48% a favor e 46% contra. Agora, a diferença voltou a crescer, consolidando uma maioria em defesa da punição.
Quanto às expectativas sobre a execução da pena, em abril, 52% acreditavam que Bolsonaro não seria preso, frente a 41% que esperavam o contrário. Esse cenário se manteve estável em julho (51% contra 40%). Mas, na última semana, com o julgamento em andamento, a percepção mudou: metade dos entrevistados passou a acreditar na efetiva prisão, enquanto 40% ainda apostam na impunidade.

