TDAH no ambiente de trabalho: como abordar o tema com seu chefe

Geral

Mesmo afetando cerca de 8% da população mundial, o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) ainda é cercado por estigmas no ambiente profissional. O medo do julgamento, a desinformação e a falta de apoio fazem com que muitos profissionais evitem compartilhar o diagnóstico — o que pode impactar o bem-estar e o desempenho no trabalho.

Especialistas ouvidos pela Forbes listaram 4 passos importantes para lidar com a condição no ambiente profissional e saber o momento certo de conversar com o gestor:

  1. Construa confiança
    Busque conhecer melhor seu chefe, dentro dos limites. Com o tempo, isso pode facilitar a abertura para um diálogo mais honesto e respeitoso.
  2. Consulte um especialista
    Um profissional de saúde pode ajudar a explicar suas necessidades de forma clara e profissional, orientando como abordar isso no trabalho.
  3. Analise o ambiente
    Antes da conversa, veja se é possível adaptar sua rotina ou tarefas. Isso pode mostrar iniciativa e ajudar a contextualizar o diagnóstico.
  4. Seja autêntico
    Segundo especialistas, a autenticidade de pessoas neurodivergentes deve ser valorizada. Assumir sua condição com segurança pode contribuir para um ambiente mais inclusivo.

Falar sobre TDAH no trabalho ainda é um desafio, mas pode ser o primeiro passo para construir relações profissionais mais saudáveis e produtivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *