O Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicou que 56% da população de 15 mil habitantes de Inhapi não possuem ligação em suas casas com a rede de abastecimento d’água.
São milhares de famílias que vivem sem o líquido em suas torneiras e excluídas de um serviço básico e indispensável à cidadania, dependendo de cisternas, caminhões pipa ou busca manual – e sofrida – de água em açudes ou reservatórios.
Mas um investimento de R$ 22,7 milhões destinado a Inhapi e ao sertão alagoano pelo deputado federal Arthur Lira (PP) começa a mudar, para melhor, a realidades destas populações que passarão a ter água tratada, limpa e encanada em casa.
Os recursos assegurados por Lira estão sendo executados nas obras para implantação de um sistema de abastecimento que retira águas do Canal do Sertão, trata-as e as distribui para as residências das famílias, especialmente nas comunidades rurais.
A infraestrutura hídrica em implantação vai captar água no
Canal do Sertão e deve estar concluída no final de 2026. Com obras avançadas, o sistema terá estação de tratamento, assentamentos de tubos, instalações elétricas e ligações da rede com as residências. Desta forma, os sertanejos e sertanejas de Inhapi terão água em suas torneiras e poderão realizar atividades simples, mas para eles dificultadas sem água encanada, como lavar louças, roupas, cozinhar, limpar suas casas, usar banheiro ou tomar banho com chuveiro.