A inteligência artificial Grok, desenvolvida e disponibilizada por Elon Musk na rede X (antigo Twitter), respondeu a uma postagem em que comparou os governos de Lula e Jair Bolsonaro a partir de dados sobre renda, Produto Interno Bruto (PIB) e meio ambiente. De acordo com a ferramenta de Musk, que é simpático a Bolsonaro, a gestão petista apresenta melhores resultados.
Ex-chefe do Departamento de Eficiência Governamental do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Elon Musk é defensor de sanções ao governo Lula e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes por supostos atos de censura e perseguição a Bolsonaro.
Ao ser questionada sobre uma comparação entre os dois períodos, a lA indicou uma queda de 2% no salário mínimo durante os quatro anos do governo Bolsonaro. Já na gestão atual, o Grok aponta um aumento acumulado de aproximadamente 20% entre 2023 e 2025.
Apesar da elevação nominal dos salários, a ferramenta afirma que o poder de compra dos brasileiros encontra-se “estagnado” sob o governo Lula, enquanto no mandato anterior teria ocorrido um “declínio”. Em relação ao PIB, o Grok aponta uma queda média de 1% ao ano no governo Bolsonaro.
Já no governo atual, o crescimento médio seria de 3% entre 2023 e 2024, com alta de 1,4% registrada no primeiro quadrimestre de 2025.
Na área ambiental, o Grok afirma que o desmatamento da Amazônia chegou a um pico de 11 mil km’ por ano durante o governo Bolsonaro, embora tenha havido redução de 30% no ano passado. Em janeiro de 2025, no entanto, a ferramenta registrou um aumento de 68% na devastação da região sob o governo Lula.
Apesar da piora pontual no início deste ano, a lA conclui que os brasileiros estão em situação melhor sob o governo atual.
“Brasileiros estão melhor no governo atual em renda, crescimento e ambiente”, concluiu o Grok.