Moradores da zona rural de Inhapi, no semiárido alagoano, poderão ter acesso à água tratada diretamente em casa ainda este ano. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investe R$ 22,7 milhões na implantação de um sistema de abastecimento que capta água do Canal do Sertão, trata e a distribui às residências.
A infraestrutura contará com captação no canal, estação de tratamento, adutora, reservatórios, rede de distribuição e ligações prediais. Segundo o Censo 2022, 56,27% dos domicílios do município ainda não têm ligação com a rede geral de água.
As obras já estão em andamento e, no momento, concentram-se na construção da estação de tratamento. Também estão sendo realizadas escavações, instalação de tubos, ligações elétricas e ligações prediais. A previsão é de que o sistema esteja concluído até o segundo semestre de 2026, mas com expectativa de beneficiar algumas famílias antes da entrega final.
Após a conclusão, o sistema será repassado à Prefeitura de Inhapi. A estrutura vai atender comunidades próximas ao Canal do Sertão que, mesmo localizadas nas margens, não contam com abastecimento regular. Os terrenos foram desapropriados pela gestão municipal.
Segundo o superintendente da Codevast em Alagoas, João Paulo Tavares, a escolha pelo Canal do Sertão se deu após estudos técnicos que descartaram o uso de rios locais por baixa vazão e poços por salinidade elevada. “A captação no Canal do Sertão se mostrou a alternativa mais viável para garantir fornecimento regular e de qualidade”, afirmou.
Além de Inhapi, comunidades rurais de Delmiro Gouveia, Pariconha e Agua Branca já foram beneficiadas com projetos semelhantes. No momento, novas obras também estão em execução em povoados de Agua Branca e Canapi.
Os recursos integram o Programa de Implantação de Sistemas
Adutores do Canal do Sertão Alagoano, executado pela Codevasf para ampliar o acesso à água tratada no semiárido e melhorar a vida da população rural.