MATÉRIA ESPECIAL | Aos 27 anos, Maria Caroline Medeiros Januário, carinhosamente conhecida por Carol Januário, assumiu a Secretaria Especial de Ações Governamentais Estratégicas e Articulação Política (SEGOV) em Alagoas, destacando-se pela competência no diálogo com gestores municipais, estaduais e federais.
A missão nunca foi simples. A pasta que comandada exige equilíbrio e foco para mediar conflitos e articulações, que vão desde impasses entre municípios aliados e opositores até disputas por espaço dentro do próprio governo.
Além do seu desempenho, Carol Januário tem se destacado pelo diálogo franco, postura humilde e capacidade de escuta e diálogo.
“Acredito que tenho a habilidade de tratar todos forma igualitária; escutar e discutir objetivando a soluções para mediação dos dos problemas, afirma.
Nascida em Maceió e criada em Rio Largo, Carol Januário carrega em sua trajetória a influência marcante do pai, que era político e faleceu quando ela ainda era criança.
“Cresci ouvindo grandes histórias sobre ele. Um homem humano e solidário. Isso me fez ter certeza que queria seguir seus passos, desde cedo, o que mais tarde se concretizou”, conta.
Já fazia parte do governo desde 2014, sempre de forma técnica. Comecei na gestão de Teo Vilela como estagiária; depois, no governo de Renan Filho, assumi o cargo de gerente no Alagoas Previdência.
Em 2022, fui chamada para ser assessora do governador Paulo Dantas e, após 40 dias, recebi o convite para assumir a atual pasta. Confesso que achei que era muito nova para tamanha missão, mas a confiança do governador e o desafio pessoal me encorajaram”, relembra.
Carol Januário diz não ter sofrido preconceito ou resistência por ser jovem e mulher, mas reconhece que o ambiente político, em geral, é difícil e desafiador para gestoras a frente de seus cargos. @carolmjanuario se destaca pelo trato humano e consolida-se como jovem nome em ascensão na política alagoana.


