O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda adotar medidas para diminuir o preço dos alimentos nos supermercados. Em 2024, a inflação acumulada atingiu 4,83%, ultrapassando a meta estabelecida pela equipe econômica, sendo o setor de Alimentação e Bebidas o principal responsável pela alta.
Na última segunda-feira (20), o presidente Lula destacou o barateamento dos produtos como uma prioridade para 2025. Durante a reunião ministerial, ele cobrou de seus ministros a implementação de ações para enfrentar esse desafio.
“É uma tarefa nossa garantir que o alimento chegue na mesa do povo trabalhador, da dona de casa, na mesa do povo brasileiro, em condições compatíveis com o salário que ele ganha” , ressaltou o presidente.
Nessa quarta-feira (22), o governo reforçou sua preocupação com a alta dos preços dos alimentos e informou que está buscando maneiras de combater a inflação que afeta esses produtos. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que o Executivo está desenvolvendo um “conjunto de medidas” para reduzir os preços no setor alimentar.