Durante coletiva nesta terça-feira (29), a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/ AL) revelou que o principal líder do Comando Vermelho em Alagoas, conhecido como “99”, está foragido no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. Mesmo distante, o criminoso comanda ações de tráfico e homicídios na Região Metropolitana de Maceió.
A informação foi divulgada na apresentação da Operação
Comando Vermelho 2, realizada pela SSP/AL em parceria com o Ministério Público Estadual (MPAL). A ofensiva resultou na prisão de 27 suspeitos e na expedição de 50 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão em Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. Outros 22 alvos seguem foragidos.
Segundo o secretário executivo da SSP, coronel Patrick
Madeiro, a localização do líder foi comunicada às autoridades do Rio de Janeiro, que receberam os mandados. “Esse líder é um covarde que está homiziado no Rio, enquanto manipula criminosos daqui. Hoje, as polícias bateram à porta e fizeram justiça. Em Alagoas, o crime organizado não se cria”, declarou.
A operação teve como foco duas ramificações da facção que atuavam em bairros de Rio Largo, como Jarbas Oiticica, Antônio Lins, Mutirão, Mata do Rolo, Alto de São Miguel, Biquinha e Cucaú. As investigações também identificaram bases de apoio em Santa Luzia do Norte e Satuba.
Durante a ação, houve flagrantes de tráfico, apreensões de armas e drogas, inclusive em unidades prisionais, de onde partiam ordens para crimes. Parte delas era enviada diretamente pelo líder foragido.
Madeiro destacou que o grupo era bem articulado, mas foi desarticulado com apoio das forças de segurança e do Judiciário. A SSP/AL anunciou novas operações nas próximas semanas e reforçou que os investimentos estaduais na segurança têm gerado avanços significativos no combate ao crime.