Lula pede celeridade em proposta que permite tirar CNH sem autoescola

Política

Brasília, 3 de agosto de 2025 – Apesar da resistência de ministros e parlamentares da base aliada, a proposta que prevê o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescola para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi divulgada pela coluna do jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

Segundo apurou a coluna, a ideia foi apresentada ao presidente pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e teria sido bem recebida. Auxiliares do Planalto relataram que Lula “adorou” a proposta e tem cobrado agilidade para que o projeto avance dentro do governo.

A avaliação do ministro Renan Filho é de que a medida possui forte apelo popular, podendo contribuir para a melhora da imagem do governo diante da opinião pública. Na semana passada, ele afirmou que a proposta já se encontra em estágio avançado, faltando apenas a definição do momento mais adequado para sua oficialização.

Renan destacou ainda que a mudança não depende do Congresso Nacional, já que pode ser feita por meio da alteração de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes.

Entretanto, a medida não é consenso dentro do governo. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, utilizou as redes sociais para afirmar que a proposta ainda precisa ser debatida internamente e que se trata de uma iniciativa de Renan Filho, não de uma decisão do governo como um todo.

De acordo com a coluna, Gleisi chegou a enviar uma mensagem diretamente ao ministro dos Transportes comunicando que se posicionaria publicamente em defesa de uma discussão mais ampla sobre o tema.

A proposta segue em análise nos bastidores, e ainda não há data definida para sua apresentação oficia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *