Mais de 518 mil universitários do Nordeste estão endividados com faculdades; desemprego é principal causa

Geral

Mais de 518 mil universitários do Nordeste acumulam dívidas com instituições de ensino superior, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (28) pela Serasa. A inadimplência tem levado estudantes a trancar cursos e enfrentarem consequências emocionais como ansiedade e estresse.

A Bahia lidera o número de estudantes inadimplentes, com 174 mil registros, seguida do Ceará, com 81 mil, e do Maranhão, com 74 mil. Diante desse cenário, a Serasa lançou mais de 1,4 milhão de ofertas para negociação de dívidas na região, com descontos que podem chegar a 95%. A iniciativa busca facilitar a regularização financeira e estimular a retomada dos estudos no próximo semestre.

A pesquisa, realizada com apoio da Mindminers, aponta que 4 em cada 10 universitários já trancaram a faculdade por não conseguirem arcar com as mensalidades. Além disso, 48% dos entrevistados relataram sofrer com ansiedade, insônia ou estresse em razão das dívidas acumuladas.

O desemprego é apontado por 22% dos estudantes como a principal causa do endividamento. Em seguida, aparecem problemas familiares (13%) e redução da renda (9%).

Outro dado alarmante é que 62,3% dos universitários inadimplentes também têm outras dívidas, como cartão de crédito, contas básicas e empréstimos pessoais.

Apesar das dificuldades, 64% dos jovens acreditam que conseguirão negociar suas pendências nos próximos dois anos. A maioria, 9 em cada 10, ainda considera importante quitar os débitos com a faculdade, mesmo diante dos obstáculos financeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *