A Operação Nordeste Integrado, realizada nos dias 7 e 8 de agosto, resultou em 320 prisões. A ação envolveu 5.903 agentes de segurança pública, entre policiais civis e militares, bombeiros e demais profissionais de oito estados nordestinos e teve como foco o combate ao crime organizado nas áreas de divisa.
As equipes dos estados de Sergipe, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte atuaram de forma integrada, com suporte aéreo para alcançar áreas de difícil acesso, e foco na repressão a crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, roubos e furtos de veículos e cargas.
De acordo com o balanço da Operação, além das prisões foram cumpridos 443 mandados judiciais (sendo 186 de prisão, 10 mandados de busca e apreensão de menores e 247 de busca e apreensão), além da apreensão de 87 armas (16 brancas e 71 de fogo), 40 veículos, 180 celulares e uma expressiva quantidade de entorpecentes. No total, 7.688 veículos foram abordados durante as ações.
“Sergipe tem se notabilizado como o estado com as menores taxas de violência da região, resultado de um trabalho contínuo, planejado e integrado. Participar de operações conjuntas como esta é sempre bastante importante, pois nos permite trocar experiências, compartilhar informações estratégicas e aprimorar técnicas, reforçando o compromisso comum de garantir mais segurança à nossa população”, ressaltou o o secretário de Segurança Pública de Sergipe, João Eloy.
Ainda com a mobilização, foram apreendidos 1,35 kg de crack, além de 79 pedras da mesma substância, 6,1 kg e 13 papelotes de cocaína, 271,2 kg de maconha e 973 papelotes da mesma droga. Na cidade de Curaçá (BA), a Polícia Militar baiana erradicou 200 mil pés de maconha.


