Pesquisa Genial/Quaest mostra recuperação da aprovação do governo Lula entre mulheres, nordestinos e beneficiários do Bolsa Família

Política

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a ganhar apoio em segmentos que foram decisivos para sua eleição em 2022, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (7). A sondagem indica crescimento da aprovação entre mulheres, nordestinos, católicos e beneficiários de programas sociais.

Entre as mulheres, que representam a maioria do eleitorado brasileiro, a aprovação do governo subiu para 52%, superando a desaprovação (45%) pela primeira vez em cinco meses. Em setembro, os dois índices estavam empatados em 48%.

A melhora também é expressiva entre os beneficiários do Bolsa Família: a aprovação passou de 64% em setembro para 67% em outubro, enquanto a desaprovação caiu de 32% para 31%. Em comparação com maio, o salto é ainda maior — de 51% para 67% de aprovação e queda de 44% para 31% de reprovação.

Na análise por religião, o presidente apresentou avanço entre os católicos, com a aprovação subindo de 51% para 54%, e a desaprovação recuando de 46% para 44%. Entre os evangélicos, os índices permaneceram praticamente estáveis: 63% desaprovam o governo (antes 61%) e 34% aprovam (antes 35%).

No Nordeste, tradicional reduto do petista, a aprovação subiu de 60% para 62%, enquanto a desaprovação oscilou de 37% para 36%. Já no Sudeste, região com o maior número de eleitores, a pesquisa mostra melhora significativa: em maio, Lula era aprovado por 32% e reprovado por 64%; agora, os números são de 44% e 52%, respectivamente — uma redução da diferença de 32 para apenas 8 pontos percentuais.

Tagged

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *