Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, destacamos o papel fundamental das mulheres na inovação e na promoção de um trânsito mais seguro. No Brasil, a presença feminina no trânsito é significativa.
Dados recentes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), até outubro de 2024, mostram que as mulheres representam 36% dos motoristas habilitados no Brasil, totalizando 29.599.538 condutoras. Além disso, na categoria B, que inclui veículos de passeio, 50% das habilitações são de
mulheres, somando 19.923.55/ condutoras.
Esses números refletem • crescimento contínuo da participação feminina no trânsito brasileiro, destacando sua
importância na promoção de um ambiente viário mais seguro e eficiente.
Estatísticas também evidenciam que as mulheres contribuem para um trânsito mais seguro.De acordo com dados de 2023 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dos 105.757 condutores envolvidos
em ocorrências nas rodovias federais, apenas cerca de 12% eram mulheres. Essa tendência de maior prudência entre as condutoras reflete-se na redução de sinistros e fatalidades no trânsito.
“As mulheres desempenham um papel essencial na construção de um trânsito mais seguro e responsável. Além disso, sua crescente participação no desenvolvimento e na aplicação de tecnologias voltadas à segurança viária tem impulsionado ações que beneficiam toda a sociedade.
Na Perkons, valorizamos essa contribuição e incentivamos a presença feminina em todas as áreas, pois acreditamos que um trânsito mais humano, eficiente e seguro passa, necessariamente, pela diversidade e pela inclusão”, ressalta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.