As atividades turísticas de Alagoas injetaram R$ 3,65 bilhões na economia de Alagoas em 2022. O volume, que representa um crescimento de 56,6% em relação ao ano anterior, é o maior da série histórica, iniciada em 2015. Naquele ano, o Valor Adicionado Bruto (VAB) do turismo somou R$ 1,48 bilhão, o que significa que, entre 2015 e 2022, o crescimento do turismo em Alagoas registrou um avanço de 146,6%.
De acordo com o levantamento, o valor adicionado à economia de Alagoas pelo setor corresponde a 5,35% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (18), pelos secretários de Estado do Planejamento, Paula Dantas; do Turismo, Bárbara Braga; e de Comunicação, Wendel Palhares, em entrevista coletiva realizada na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
Em 2022, o VAB do turismo foi puxado pelo segmento de alimentação, que representou 61,74% do total movimentado. Em seguida, aparecem os setores de alojamento (20,71%), aluguéis não imobiliários (10,15%), agências de viagens e organizações de eventos (2,29%) e comércio (1,91%). O VAB do turismo é o dinheiro que o turismo deixa no estado. Quanto maior, mais a economia cresce. Quando o VAB aumenta, significa que mais gente está ganhando dinheiro com o turismo, gerando mais empregos, mais negócios funcionando e maior crescimento econômico.
Valor per capita
A pesquisa também mostra que o Valor Adicionado Bruto per capita do turismo em Alagoas somou R$ 1.167,97 em 2022, um crescimento de 68,5% em relação a 2021, quando o valor per capita somou R$ 692,81. Em relação ao início da série histórica, quando o valor per capita foi de R$ 443,67, o crescimento foi de 163,2%.