Vacina universal contra o câncer apresenta resultados promissores em estudo com RNA mensageiro

Saúde

Vacina universal contra o câncer com RNA mensageiro apresenta resultados promissores

Pesquisadores da Universidade da Flórida (EUA) avançaram no desenvolvimento de uma vacina experimental de RNA mensageiro (mRNA) capaz de estimular o sistema imunológico contra diferentes tipos de câncer. O estudo foi publicado na renomada revista Nature Biomedical Engineering e traz esperança para o enfrentamento de tumores agressivos e resistentes.

Nos testes em camundongos com câncer de pele (melanoma), ósseo e cerebral, a vacina, combinada com medicamentos de imunoterapia, como os inibidores de checkpoint, promoveu uma resposta imune tão eficaz que provocou a regressão significativa dos tumores — em alguns casos, o desaparecimento completo.

O grande diferencial da tecnologia está em induzir a proteína
PD-L1 nos tumores, tornando-os mais visíveis e vulneráveis ao ataque das células de defesa do corpo. Esse mecanismo utiliza a mesma base das vacinas de mRNA contra a covid-19, como as desenvolvidas pela Pfizer e Moderna, mas com o objetivo de combater o câncer.

Diferente de abordagens anteriores, essa vacina não precisa ser personalizada para o tumor de cada paciente, o que representa um salto em termos de custo, agilidade e alcance no tratamento.

Os pesquisadores se preparam agora para iniciar testes clínicos em humanos, etapa decisiva para avaliar segurança e eficácia em pessoas. Caso os resultados se confirmem, a vacina pode se tornar uma ferramenta revolucionária na oncologia, capaz de complementar ou substituir tratamentos como quimioterapia e radioterapia, com menos efeitos colaterais e mais precisão no combate aos cânceres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *